segunda-feira, 9 de junho de 2008

Lançamento do livro Ciclo de Criação Imperfeita de Seomara da Veiga Ferreira


Realizou, no passado dia 5 de Junho, pelas 18h 30m, na Livraria Barata da Avenida de Roma, o lançamento do livro Ciclo de Criação Imperfeita de Seomara da Veiga Ferreira.
Numa sala repleta de público caloroso, o Editor, João Artur Pinto, deu as boas – vindas à autora, nesta Editora de Poesia.
Seomara da Veiga Ferreira tem-se dedicado fundamentalmente ao romance histórico que edita na Editora Presença. João Artur Pinto, enunciando as linhas editoriais que norteiam a Editora Labirinto, nas quais salientou o gosto pela poesia, o respeito pelos autores e pelas outras Editoras, tendo felicitado o Dr. Manuel Aquino, um dos Editores da Editorial Presença, pela gentileza da sua presença no evento, indiciando uma salutar e convergente convivência.
A apresentação da obra coube a Maria Teresa Horta, profunda conhecedora da obra da autora que, mais uma vez nos traçou, com a sua acutilância e a sua sensibilidade poética, as linhas de leitura desta obra de poesia.
A leitura de poemas esteve a cargo de Isabel Wolmar.
Seomara da Veiga Ferreira, em breves palavras, traçou uma evolução da história da poesia, desde os tempos proto-históricos até à actualidade, vincando a importância da acção dos sacerdotes da Antiguidade na sua tentativa de contacto com os deuses, tendo sempre como mediadora a poesia, citando os gregos que consideravam os poetas antigos como “Os filhos dilectos dos deuses”.
Terminou a sua intervenção, agradecendo a presença do público, a apresentação da sua amiga Maria Teresa Horta, um dos vultos mais notáveis da literatura actual, e o trabalho impulsionador da poeta e investigadora Maria do Sameiro Barroso, bem como a leitura dos poemas por Isabel Wolmar.
Maria do Sameiro Barroso, membro do Conselho Editorial da Edirora Labirinto e coordenadora da edição, com capa de Júlio Cunha, que evocou as estátuas, as colunas e os templos que se reportam ao tempo histórico para o qual nos remete a poesia da autora, falou informalmente da sua amizade com a escritora e do primeiro contacto com esta obra de poesia, editada na sua juventude, que pode ser apreciada agora, nesta edição, reorganizada e revista, a mas cujo valor poético permanece intacto.






Nenhum comentário:

Arquivo do blog

Quem sou eu

Blog da editora labirinto: edições, livros, autores, notícias, novidades.