terça-feira, 31 de março de 2009

"Olhão - A Força das Marés" de José Honrado Miranda



Decorreu no passado dia 28 de Fevereiro de 2009, pelas 16 horas, no Auditório da Biblioteca Municipal de Olhão (Antigo Hospital de N.ª Sr.ª da Conceição a cerimónia oficial da apresentação do Livro “Olhão – A força das Marés”.
José Honrado Miranda é uma personalidade amplamente conhecida em Olhão e grande defensor das causas Olhanenses.
A Mesa foi constituída pelo Vereador da Cultura da Câmara Municipal de Olhão, João Peres, pelo Doutor Varela Pires, pelo autor José Honrado Miranda e pelo representante da editora Labirinto, João Pinto.
Assistiram ao acto a Presidente da Junta de Freguesia de Olhão, familiares do escritor, representantes das actividades económicas, culturais e desportivas do Concelho, autarcas, poetas, jornalistas, e muitos amigos do autor. O Vereador da Cultura fez o protocolo, teceu algumas considerações à ficha técnica do livro, sublinhou que a capa da publicação é da autoria do professor José Delgado e recordou a amizade e o bom convívio que tem mantido com o José Honrado Miranda e passou a palavra ao orador convidado para falar sobre a obra Doutor Varela Pires que explanou paulatinamente com algum rigor sobre a denominada obra literária “Olhão - A força das Marés”, de José Honrado Miranda e introduziu de forma primorosa a vivência e conhecimento do autor sobre a Vida Olhanense e a valorização desta primeira edição – um bom contributo para a história de Olhão e da sua gente.
José Honrado Miranda, convidado a usar da palavra, falou sobre a edição do seu livro e recordou com muita nostalgia a sua infância vivida em Olhão e alguns dos factos passados com os seus amigos de juventude, não esquecendo cantarolar algumas das cantigas do seu tempo.
Entrevista com José Honrado Miranda em http://www.jornalregional.com


A poesia do Victor

Victor Oliveira Mateus apresentou há dias o seu mais recente trabalho em poesia: «A irresistível voz de Ionatos». Ando a lê-lo pelos mais impróprios cantos do mundo, onde vou arranjando tempo, procurando esse tempo como os cães procuram os ossos que esconderam nos jardins, com a mesma ânsia e, no caso, com o mesmíssimo prazer.

Este livro tem sido uma surpresa estupenda. Ando a vivê-lo com o vagar aconselhável às melhores obras. Ando a demorar-me em cada poema e a caminhar sobre ele, porque o Victor traz na sua poesia narrativas que são literatura com vida por dentro e também convites a que com ela se viva, a que o leitor frua e seja ele mesmo nas ilhas, nas manhãs, na dança e nas ausências.
Confesso-me em plena fase de paixão por este livro. Há muito que não me vinha parar às mãos um texto assim. E ainda por cima do Victor Oliveira Mateus, meu tão querido tradutor e Homem de invulgar generosidade e entrega à literatura.
Ando com um livro a fazer-me feliz e a melhorar substancialmente os meus dias, tão questionáveis na sua gestão e no que deles possa sobrar. E isso é muito para um livro. Quando falo de literatura aos mais novos alerto-os sempre para o facto de, em primeiro lugar, a literatura poder servir-lhes a felicidade, se for genuina, se for verdadeira, se tiver génio. E esta voz irresistível da poesia do Victor tem isso tudo. Há muito que não visitava uma poesia com tanta acção no seu interior, com tanta história e, sendo história, com tanta poética dentro.

Deixo a este livro e ao seu poeta, um último comentário em forma de poema:

Não tenho passos que cheguem, hoje.
Por isso vou nos teus pés caminhar pela ilha
e nos teus olhos dar testemunho
do coração que, por ali,
fizeste chegar à mais última das manhãs,

depois de ter sido perfeito o mundo,
depois de a teres abandonado
para que se não deteriorasse
quando fosse memória.

Posted by Pompeu Miguel Martins, in http://maquinaroyal.blogspot.com/

quarta-feira, 25 de março de 2009

21 de Março, Dia da Poesia

aspecto da mesa

Este ano foi escolhido o lançamento do livro «A Irresistível Voz de Ionatos» de Victor Oliveira Mateus para celebrar a chegada da Primavera e da Poesia.
O evento teve lugar no espaço cultural da Somafre, empresa de construções, tendo decorrido numa sala repleta e num ambiente, já habitual nesta Editora, de partilha de afectos e gosto pela literatura.
A representar a Editora, em substituição de João Artur Pinto, ausente por motivos familiares, esteve Maria do Sameiro Barroso que salientou a qualidade da obra de Victor Oliveira Mateus, bem como o seu contributo para a expansão da Editora, sediada em Fafe, na região de Lisboa.
Seguiu-se a apresentação do livro a cargo da romancista e ensaísta Maria Lucília Meleiro, que definiu os núcleos e as linhas condutoras da obra. Após a citada apresentação, Victor Oliveira Mateus agradeceu àqueles que, segundo ele, tinham contribuído para a prossecução deste seu projecto. A actriz Eugénia Bettencourt ilustrou a sessão com a sua pessoalíssima leitura de alguns poemas.
Este lançamento terminou com a habitual sessão de autógrafos e um beberete oferecido pelo Engenheiro Carlos Freire, Administrador da Somafre
Victor Oliveira Mateus

segunda-feira, 16 de março de 2009

quinta-feira, 5 de março de 2009

DIA MUNDIAL DA POESIA


Foto do autor: Nuno Fernandes

A Editora Labirinto comemora este ano o Dia Mundial da Poesia, que ocorre a 21 de Março, com o lançamento de um novo livro de Victor Oliveira Mateus: A Irresistível Voz de Ionatos. A obra conta com um posfácio do professor e poeta brasileiro Cláudio Neves e um texto da poeta, romancista e ensaísta, também brasileira, Olga Savary.
A apresentação deste novo livro de poesia de Victor Oliveira Mateus estará a cargo da escritora Maria Lucília Meleiro e alguns dos poemas serão depois ditos pela actriz Eugénia Bettencourt.
Este evento ocorrerá no dia 21 de Março pelas 16h no espaço cedido pela Empresa Somafre (Pólo Tecnológico de Lisboa, Rua I, Lote 25, 1600-548 Lisboa) para acontecimentos de carácter cultural.
No final da sessão será servido um beberete.









Quem sou eu

Blog da editora labirinto: edições, livros, autores, notícias, novidades.